A gravidez é uma fase que traz muitas novidades na vida da mulher, e as mudanças físicas são notadas claramente durante esse período. Por isso, a futura mamãe precisa alterar sua rotina de alimentação, de forma que não prejudique nem a si mesma e nem ao bebê. Confira algumas sugestões para se alimentar bem, sem mitos e sem dietas mirabolantes, durante esse tempo maravilhoso que é a gestação.

Como surgem os desejos e como lidar com eles?

Apesar do que muitos pensam, os desejos não são “caprichos das grávidas”. Em geral, eles acontecem no começo da gravidez, quando a mudança hormonal é mais intensa. Essas alterações afetam o apetite da futura mamãe, que simplesmente pode passar a preferir alimentos que antes não consumia.

Como os desejos geralmente são passageiros, eles não representam nenhum risco para a saúde do bebê ou da gestante. Mas ficar sem se alimentar ou pular refeições pode levar ao aumento dos desejos; por isso, tente comer a cada três horas, seguindo as orientações do profissional que lhe acompanha.

IMPORTANTE: caso a futura mamãe não consiga satisfazer seu desejo, não há perigo nenhum para o bebê! A criança nascer “parecida” com aquilo que a mãe não conseguiu comer trata-se apenas de um mito popular bem antigo.

Dieta sem neuras para uma gravidez feliz

A alimentação saudável durante a gravidez é um dos principais desafios das gestantes, especialmente quando surgem os desejos. O ideal é uma dieta equilibrada, comendo a cada três horas no dia. É recomendado que a gestante faça cerca de seis refeições pequenas.

Ferro e ácido fólico: Essenciais para formar o sistema nervoso do bebê de forma saudável. Feijão e lentilhas são alimentos ricos nas duas vitaminas.

Inclua peixes no cardápio: Pode ser assado, grelhado ou ensopado, como você preferir. O importante é comer sempre, pois são ricos em ômega 3 e 6, que ajudam no desenvolvimento cerebral do bebê.

Carnes magras: Além do peixe, frango também é ótimo para as gestantes, por ser fonte de proteínas, minerais, vitaminas e gorduras boas – como “os ômegas” dos peixes .

Cereais, legumes e frutas: São fontes de uma variedade enorme de vitaminas, além de serem uma delícia! Lave muito bem todos eles antes de consumir, e, se possível, tire as cascas.

Leite e derivados: São fonte de cálcio, proteínas e aminoácidos, que ajudam muito no desenvolvimento do pequeno. Lembre-se de ferver o leite antes de consumir.

O que evitar:

Comidas cruas: Fora de casa, não coma saladas ou frutas com casca – como você não sabe se foram bem lavados, há perigo de intoxicação alimentar. Já peixes e carnes cruas devem ser evitados pelo risco de toxoplasmose.

Bebidas alcoólicas ou estimulantes: Vários estudos mostram que grávidas não devem consumir bebidas com álcool, por causa do risco de malformação fetal. Já bebidas energéticas elevam a pressão arterial e estão cheias de conservantes. Café, só com moderação.

Comer bem durante a gravidez é um desafio que todas as gestantes devem vencer; e não se preocupe com o ganho de peso: ele vai ocorrer de qualquer forma! O importante é manter uma dieta rica em nutrientes, e a recomendação é simples: quanto maior a variedade de cores no prato, mais nutrientes a mamãe e o bebê irão receber!

Um balão, um parque dos sonhos e a magia do Dia das Crianças Milon 🎈✨

O Dia das Crianças é sempre sinônimo de alegria, imaginação e momentos inesquecíveis em família. Neste ano, a Milon transformou essa data em uma verdadeira temporada de sonhos, onde moda, fantasia e afeto se encontram em uma campanha especial que promete encantar pais e filhos.

Dicas para organizar um chá de bebê inesquecível!

O período da chegada de um bebê é um momento de grande alegria, por isso o chá de bebê é tão especial: por ser uma forma de compartilhar essa alegria com os amigos e familiares! É normal que as mães tenham dúvidas sobre como planejar esse evento, quem convidar, o que servir, etc. Por isso, confira essa série de dicas para acertar nas escolhas e tornar o chá de bebê inesquecível!

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.