O que fazer quando as crianças não querem se separar dos pais?

A chamada “ansiedade de separação” é o que as crianças sentem quando percebem que estão afastadas dos pais, mesmo que seja por pouco tempo, e não aceitam essa nova condição. Esse comportamento é mais forte nos pequeninos menores de dois anos, mas precisa ser bem trabalhado e explicado durante toda a infância, para que não se torne um problema mais sério de ansiedade no futuro.

Desde os primeiros meses, o bebê começa a entender que a mãe é um ser independente dele, e a ideia de ficar longe dela é assustadora; ele tem medo que ela não volte mais depois de se afastar, afinal, ele precisa da mãe para tudo. A ansiedade só diminui quando a criança compreende que a mãe sai, mas sempre volta, e que a despedida não é definitiva. Porém, até chegar nesse entendimento, é preciso manter a calma e ter paciência, além de aplicar algumas estratégias, de acordo com cada fase da criança, para lidar com essa ansiedade. Confira algumas sugestões:

De 4 meses a 1 ano

    ·Não deixe o bebê com pessoas que sejam estranhas para ele; ele deve confiar e gostar das pessoas que estiverem cuidando dele, assim, se sentirá mais seguro.

    ·Quando a criança começar a engatinhar, fique um pouco afastado, observando, e deixe que ela vá e volte sozinha de algum cômodo seguro. O processo de separação é mais fácil quando é iniciado por ela.

    ·Brinque de esconde-esconde, saindo do campo visual da criança ou cobrindo o rosto e logo depois reaparecendo. Isso ajuda o bebê a lidar, por meio de um jogo, com suas ansiedades e aceitar melhor a ideia de separação.

Entre 1 e 2 anos

    ·Nessa fase, você já pode conversar, explicando calmamente que precisa sair e que depois vai voltar.

    ·Nunca saia sem avisar e se despedir, afinal, será assustador se você simplesmente desaparecer, né?

    ·Trate a despedida como algo normal e transmita esse sentimento para o pequeno.

Depois dos 2 anos

    ·Se, depois dessa fase, seu filho ainda apresentar sinais da ansiedade de separação, comece, por exemplo, ficando 15 minutos afastado, e aumente o tempo aos poucos.

    ·Caso ele não aceite ser deixado na escola, por exemplo, permita que ele leve o brinquedo favorito ou o bichinho de pelúcia; isso deve ajudar o pequeno a se sentir mais seguro e confiante.

    ·Ajude a criança a pensar em coisas legais que pode fazer durante esse tempo de ausência, sejam atividades divertidas, passeios cheios de surpresas com os dindos ou brincadeiras com os amiguinhos da escola.

Com o tempo, essa ansiedade pela separação diminui naturalmente. Caso você perceba que a criança ainda age com apreensão, agressividade ou muito medo, a recomendação é procurar um especialista em psicologia infantil. O tratamento adequado vai ensinar e ajudar a criança a lidar com suas emoções, trazendo benefícios para ela e para a família.

A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento das crianças pequenas e é perfeitamente normal, mesmo em lares com pais amorosos e participativos, afinal, a insegurança é a mesma quando os pais se afastam. O importante é saber que cada criança tem seu tempo para aprender a lidar com esse sentimento, e o grande papel dos pais é demonstrar apoio e confiança na capacidade dos seus filhos.

Vários tecidos, vários estilos!

A nova coleção da Milon, além de trazer as peças mais modernas, com a delicadeza e a riqueza de detalhes que você já conhece, também apresenta vários tecidos diferentes, pensados especialmente para cada momento dos pequenos. Confira!

Saiba mais sobre a origem do Dia das Mães!

O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas do ano, afinal, todos nós somos gratos a essa mulher incrível que nos deu a vida, nos ensinou e amparou, dividindo conosco o seu amor sem fim. Mas você sabe como surgiu o costume de homenagear as mamães nessa data? O post de hoje traz um resumo dessa história para você!

Filmes divertidos que trazem lições importantes para os pequenos

Chegou o outono! Quando você menos esperar, o tempo vai começar a ficar mais frio, e uma tarde preguiçosa assistindo filmes com a família será o melhor programa de todos! Por isso, o post de hoje traz várias sugestões de filmes com classificação livre, para todo mundo assistir junto e se divertir, enquanto as crianças poderão aprender lições importantes sobre amizade, persistência e muito mais! Olha só:

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.