As mulheres contam com o famoso Outubro Rosa para manifestarem uma preocupação maior com a própria saúde, e esse é também o objetivo do movimento Novembro Azul, porém, voltado para a saúde masculina, que muitas vezes é deixada de lado, o que torna a campanha de conscientização ainda mais importante.



Origem e chegada ao Brasil

A versão mais conhecida para o surgimento da campanha é a partir do Movember, criado em 2003, quando dois amigos australianos deixaram o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar atenção à causa do câncer de próstata, que é muito comum entre os homens e é lembrado no dia 17 de novembro.

Cada amigo que quisesse participar deveria deixar o bigode crescer e doar dez dólares ao Movember, instituição fundada para arrecadar fundos para campanhas de conscientização sobre o tema. As mulheres, por sua vez, eram incentivadas a participar da campanha usando bigodes falsos e roupas na cor azul, que simboliza a luta contra o câncer de próstata – e é por isso que o movimento é conhecido como Novembro Azul por aqui.

Com os bigodudos andando pelas ruas em número cada vez maior, a ideia foi se espalhando até ganhar o mundo. No Brasil, a campanha chegou em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.



O câncer de próstata, inimigo da saúde masculina

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele, o mais comum entre homens e mulheres. Quando é detectado bem cedo, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura. O “problema” é que o diagnóstico envolve o exame de toque retal, que ainda é visto com preconceito por muitos homens – por isso, a campanha de conscientização é tão importante!




A importância de se manter saudável, em todos os sentidos

Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata, assim como de outras doenças crônicas não-transmissíveis, por isso é importante estarmos sempre atentos ao tipo de alimento que estamos consumindo, e mudar os hábitos se for necessário.

Além da alimentação equilibrada, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer cerca de 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Lembrando sempre que a boa saúde mental também é importante para evitar doenças, então procure sempre estar em paz consigo mesmo, manter a tranquilidade e se relacionar com pessoas boas e confiáveis, como família e amigos.

Estudos apontam que manter uma dieta equilibrada associada a um estilo de vida regular pode prevenir de três a quatro milhões de novos casos de câncer por ano!

Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações de divulgação, relacionadas à saúde dos homens, além de deixar várias cidades mais bonitas, iluminando seus monumentos, pontes e prédios públicos na cor azul. Participe você também da campanha, incentivando os homens da sua família a cuidarem melhor da própria saúde!

Como explicar a independência do Brasil para as crianças?

Ensinar os fatos importantes da história do país é fundamental para que as crianças se tornem cidadãos conscientes no futuro, e é por isso que as escolas costumam promover diversas atividades durante a Semana da Pátria, para celebrar a independência do Brasil.

Dia do Irmão: Benefícios de ter um irmãozinho

Quem tem irmãos sabe o quanto é importante cultivar uma boa relação com eles, né? E é claro que todo esse cenário começa a ser preparado na infância, com regras, exemplos e incentivo à boa convivência por parte dos pais. As crianças entendem essas lições com mais facilidade do que os adolescentes, por exemplo, por isso a ideia de dar um irmãozinho ao seu pequeno ainda na infância é super recomendável, e, no Dia do Irmão, listamos alguns benefícios dessa decisão para todos!

15 de julho: o que celebramos no Dia do Homem?

Assim como as mulheres, os homens também têm um dia dedicado a eles, que no Brasil acontece desde os anos 90. Mas qual a origem e a importância dessa data? Vem com a gente para saber mais!

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.