Para as crianças, rotina = segurança!

Para nós, a ideia de rotina parece chata, né? Lembra tédio, monotonia e a obrigação de fazer coisas que não queremos. Mas ter uma rotina de atividades é muito importante, principalmente para as crianças até seis anos, afinal, o mundo é um lugar cheio de novidades, então, ter um roteiro para seguir com base em processos que o pequeno já conhece é reconfortante, trazendo benefícios para a saúde física e emocional. Saber que sempre vai ter um lanchinho depois da soneca ou a historinha todos os dias antes de dormir é uma forma de eles entenderem que tudo está bem, trazendo uma sensação de segurança e evitando problemas como a ansiedade.

Além disso, a criação de uma rotina para os pequenos também é importante para nós, adultos, pois deixa nossa vida em casa mais organizada, diminuindo bastante aqueles vários momentos de correria e estresse com o pequeno. Apenas lembre-se de que nenhum de nós deve se sentir sobrecarregado; todos precisamos de momentos sem compromisso nenhum, para descansar, brincar ou fazer algo que gostamos sem nenhuma pressão de horários.

Como criar e manter uma rotina para os pequenos em casa

Manter as atividades do dia organizadas em uma rotina vai ajudar o pequeno a entender que o período não é de férias e que algumas regras precisam ser seguidas. Confira algumas sugestões para estabelecer essa nova rotina de forma natural, sem pressionar e nem assustar a criança:

Planejem juntos: Experimente perguntar à criança o que gostaria de fazer naquele dia! Essa atitude incentiva a autonomia dos pequenos, além de mostrar respeito e confiança nas suas opiniões e decisões. Essa ideia também vale para as atividades educacionais, desde que haja uma margem de escolha, é claro, ou o pequeno só escolherá brincadeiras. Faça acordos, use da imaginação para criar alternativas, e, aos poucos, a rotina estará definida de acordo com as melhores escolhas para todos.

Quem dorme tarde, acorda tarde: Manter um horário para dormir pode ser um item problemático no dia de qualquer um, e com os pequenos não é diferente, afinal, a tecnologia oferece entretenimento para todos 24 horas por dia! O problema é que, quando a criança dorme muito tarde, ela tem um sono mais agitado e pouco restaurador, podendo acordar com sinais de cansaço e irritação. O ideal é os pequenos estarem na cama até as 21h, o que também dará a você um tempo livre para resolver outros assuntos da casa e se permitir relaxar um pouco.

Ensine atividades domésticas ao seu filho: Você com certeza já tem os momentos fixos para cozinhar, lavar a roupa e fazer a limpeza da casa, né? Então, dependendo da idade do seu filho, você pode inseri-lo nesse planejamento e dar tarefas simples a ele, como alimentar o bichinho de estimação, organizar o próprio quarto, molhar as plantas, etc. Aproveite essa oportunidade para ajudar seu pequeno a desenvolver o senso de responsabilidade e participação – apenas tome cuidado com a rigidez e tenha paciência ao ensinar!

Um dia de cada vez: Nós nos acostumamos a planejar a semana inteira antes de ela começar – mas com as crianças o ritmo é diferente: elas não têm a mesma noção de tempo dos adultos, então, é nossa missão conversar com os pequenos diariamente para lembrá-los do que deve acontecer amanhã. Conforme as tarefas forem feitas, todos se sentirão mais seguros, tranquilos e realizados.

Pegue leve, faça intervalos: Assim como a noção de tempo e espaço é diferente para as crianças, a capacidade de concentração também ainda está se formando. O pequeno dificilmente ficará entretido em uma mesma atividade por mais de duas horas, então é importante manter uma lógica de intervalos e variedade de tarefas! Qualquer folguinha de poucos minutos para fazer um lanche rápido, beber água ou ir ao banheiro, já ajuda.

Divirta-se com sua família, sempre: Ainda que seja importante manter os pequenos em uma rotina, sabemos que estar em casa por tantos dias também pode ser cansativo, para eles e para nós. Para aliviar essa tensão de horários e obrigações, que tal escolher um momento ou um dia na semana para fazer algo divertido, todos juntos? Pode ser a construção de uma maquete, brincadeiras com fantoches, uma sessão de cinema com filmes engraçados e muita pipoca no sofá da sala, uma guerra de bexiga d’água no quintal – enfim, qualquer coisa que vocês gostem de fazer juntos em casa.

Nunca se esqueça de que cada família é diferente, e a rotina que funciona para o seu afilhado pode não funcionar para o seu filho. Essas dicas são apenas pontos de partida para você começar a planejar os horários e atividades da forma como toda a família se adaptar melhor!

Não é fácil manter os pequenos em casa sem transmitir aquele clima de férias, mas, com equilíbrio, paciência, criatividade e autoridade na medida certa, é possível criar uma rotina justa e leve para eles se sentirem mais seguros e felizes nesse período.

A importância do contato com a natureza para os pequenos

Os elementos da natureza apresentam várias experiências novas para as crianças, com lições ensinadas por meio do comportamento das plantas e animais, e também ajuda a aprimorar seus sentidos, contribuindo para um desenvolvimento mais saudável do pequeno. Uma criança que não tem contato o suficiente com a natureza apresenta alguns sinais de aviso que você deve reconhecer, fazendo a sua parte para reverter esse quadro – e tudo isso está no post de hoje!

Looks para ocasiões especiais!

A primavera está chegando! Com ela, vem também o clima mais agradável, perfeito para aproveitar momentos com a família e amigos em lugares especiais, seja um dia no parque, uma festa ou um passeio no shopping. Para cada ocasião, a Milon apresenta sugestões de looks modernos e encantadores para meninos e meninas, ajudando a tornar cada momento inesquecível. Confira!

Como aliviar as cólicas do bebê?

A chegada de um recém-nascido enche de alegria a casa e a família – o quartinho, o enxoval, os primeiros contatos, as descobertas dos gestos e dos traços, tudo é muito especial! Mas, conforme o tempo passa, um problema começa a surgir: noites intermináveis, dias repletos de choro e cansaço começam a se tornar comuns, deixando os pais cada vez mais preocupados. Afinal, como aliviar as cólicas do bebê?

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.