Gostar de livros antes de aprender a ler

A infância é a melhor época para ensinar bons hábitos, e, quanto antes a criança criar uma relação de carinho com a leitura, melhor – mesmo que ela ainda não esteja em idade escolar!

Fantásticas, coloridas e divertidas, as historinhas dos livros infantis despertam verdadeiro fascínio nas crianças pequenas, assim como os gibis, com seus personagens em poses engraçadas e muitos desenhos interessantes que ajudam a contar as histórias.

Mesmo sem conseguir ler uma história, a criança começa a desfrutar do momento de afeto compartilhado enquanto você lê para ela, além de se encantar com o som da sua voz, a formação das palavras e a forma como você imita os personagens.

Logo ela vai querer folhear o livro por si mesma e começar a identificar as figuras e a evolução da narrativa, desenvolvendo sua imaginação e pensamento lógico, além de criar uma curiosidade gostosa sobre a habilidade de ler.

Quando a hora de aprender a ler finalmente chegar, será para o seu pequeno um momento de muita alegria e realização!

Benefícios da leitura na fase escolar

Interpretação de texto: Na vida adulta, é na hora de interpretar textos que podemos perceber quem teve mais ou menos contato com a leitura na infância, e a realidade atual é que muitos brasileiros apresentam grande dificuldade nessa área. Com o hábito de ler sempre estimulado e com toda a bagagem acumulada com a leitura ao longo do tempo, a criança aprende de forma natural a interpretar melhor o que lê, sem perder palavras difíceis ou se confundir com pontuação, por exemplo, além de desenvolver um senso crítico bem afiado.

Conhecimento: A leitura na idade escolar é, principalmente, uma forma divertida de aprendizagem, rompendo as fronteiras da sala de aula e permitindo que os alunos conheçam muitos mundos, realidades e conhecimentos que serão úteis em toda a vida, formando a base do seu futuro pessoal e profissional.

Vocabulário: Ter um vocabulário mais rico e diversificado é um dos grandes benefícios da leitura para as crianças. Encontrando e buscando o significado das palavras novas durante a leitura, ela já aprende a forma correta de escrevê-las e o contexto no qual elas podem ser usadas, enriquecendo também a sua habilidade de escrita.

Criatividade: Esse benefício tende a acompanhar a criança pelo resto da vida, tornando-se mais forte conforme a quantidade de conhecimento adquirida. A literatura incentiva a imaginação e instiga a criança a criar suas próprias histórias a partir da original, além de aplicar as experiências e conhecimentos da história em vários momentos da vida.

Não ignore os livros digitais!

Sabemos que a ideia de incentivar a leitura envolve todo o processo de folhear o livro, sentir aquele cheirinho gostoso de livro novo, ter o livro exposto em uma estante, etc., mas não é por isso que a leitura digital é menos recomendada – pelo contrário, ela é o complemento perfeito para a experiência de leitura “manual”.

O incentivo à leitura em cada fase da infância

Aprender a ler é uma das grandes conquistas da infância, é quando um mundo novo se abre (na verdade, vários mundos) diante de seus pequenos olhos, além de ajudar a criança a interagir melhor com o próprio mundo. Por isso, é importante manter contato com o mundo da leitura desde muito cedo, desde antes de aprender a ler, criando uma relação especial com os livros, histórias e personagens.

Looks para ocasiões especiais!

A primavera está chegando! Com ela, vem também o clima mais agradável, perfeito para aproveitar momentos com a família e amigos em lugares especiais, seja um dia no parque, uma festa ou um passeio no shopping. Para cada ocasião, a Milon apresenta sugestões de looks modernos e encantadores para meninos e meninas, ajudando a tornar cada momento inesquecível. Confira!

Você sabia? Dia 21 de maio é o Dia do Afilhado!

Sabia que existe uma data fora do Natal, aniversário ou Dia das Crianças criada especialmente para os afilhados terem um contato especial com seus padrinhos? É o Dia do Afilhado, que celebramos em 21 de maio aqui no Brasil.

Quando você assume o compromisso de ser madrinha ou padrinho de uma criança, passa a se tornar responsável por ela, assim como uma segunda mãe ou pai, oferecendo carinho, compreensão e orientação quando necessário. A boa relação entre padrinhos e afilhados deve sempre ser celebrada, pois é um vínculo para toda a vida, e por isso foi criada essa data especial.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.