O período da gestação é uma das fases mais bonitas e únicas para a mulher, é quando seu corpo e sua mente se acostumam à ideia de gerar um novo ser dentro de si, preparando-se de várias formas para nutrir e cuidar do bebê que está a caminho. Mas sabemos que nem tudo são flores, e tantas mudanças repentinas costumam provocar os famosos enjoos da gravidez. Por isso, no post de hoje, damos algumas sugestões para diminuir a frequência desses episódios tão desagradáveis para a futura mamãe.

O que causa o enjoo?

O corpo da mulher muda muito durante a gravidez. O estômago produz mais ácido, a digestão fica mais lenta e o crescimento do útero empurra o estômago para cima, provocando queimação na garganta, sem falar da grande alteração hormonal. Especialistas acreditam que os enjoos e vômitos tenham uma relação com os níveis do hormônio beta-hCG (o mesmo utilizado no teste de gravidez de sangue). Quanto maior o nível desse hormônio, será maior também a chance de a mamãe sofrer com náuseas e vômitos durante a gravidez. Vale lembrar que o estresse e o medo, comuns nesse período, também contribuem para que o enjoo aconteça

Como diminuir a frequência dos enjoos?

Não se deixe enganar: não existe nenhuma receita milagrosa para acabar com os enjoos, mas algumas atitudes podem reduzir os enjoos e deixar eles mais toleráveis. Confira algumas dicas:

Evitar cheiros e comidas fortes ou que causem náusea: Durante a gestação, as mulheres ficam mais sensíveis a sabores e odores, por isso, evite, sempre que puder, cheiros e comidas com odores muito fortes que possam ou que já causaram náusea.

Mantenha-se hidratada: Água é sempre o melhor remédio! Beba água de tempo em tempo, mas evite beber qualquer coisa durante as refeições.

Prefira o consumo de alimentos mais frios e menos temperados: Escolha alimentos leves, não muito temperados e em temperatura ambiente ou frios, assim eles exalam menos cheiro e causam menos mal estar.

Mexa-se! Praticar exercícios de acordo com a indicação médica é sempre bom, colaborando com a qualidade de vida e o bem estar, e isso não seria diferente durante a gestação.

Fazer refeições pequenas a cada três horas: O estômago vazio piora a sensação de enjoo, então evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal. Ah! Evite se deitar após as refeições; manter o corpo mais ativo faz com que ele trabalhe melhor, diminuindo a chance de náuseas.

Alimentos para diminuir os enjoos:

Gengibre: Pode ser o gengibre cru ou até mesmo os condimentos que levam gengibre na composição, como balas, biscoitos, pirulitos, chás, etc.

Chás de ervas: Os mais indicados são os de camomila, menta ou folhas de framboesa. Além de serem deliciosos, eles ajudam na digestão e, por isso, evitam as náuseas.

Limão: Com seu aroma e sabor ácido e azedo, o limão ajuda a manter o corpo equilibrado e evitar enjoos, e todas as formas são aceitas, desde um saboroso picolé de limão até o simples cheiro da fruta.

Biscoitos “água e sal” e torradas: A dica dos médicos é sempre manter um desses biscotinhos salgados por perto, especialmente para comer pela manhã, antes de começar o dia. Segundo eles, os carboidratos suaves são mais fáceis de serem digeridos, e são uma ótima primeira refeição para o dia.

Gostou das dicas? Agora você pode curtir toda a mágica da gravidez sem se preocupar tanto com os temidos enjoos, apenas incorporando hábitos simples ao seu dia-a-dia! Lembre-se apenas de conversar com seu médico sobre isso, ele também vai ter dicas ótimas para você, assim, você e o bebê terão um início de convivência mais seguro, saudável e sem o incômodo dos enjoos.

Projeto Bem-estar Milon: alimentação equilibrada durante as férias

Já conhece o Programa Bem-estar da Milon?
Nosso projeto tem como objetivo principal educar e incentivar a família para que todos estejam conscientes de vários aspectos ligados à educação das crianças. Para comandar essa conversa, chamamos uma especialista em nutrição infantil: Alessandra Guerra – e, para tornar o conteúdo do Programa Bem-estar Milon ainda mais abrangente e acessível, estamos oferecendo a você a opção de assistir ao vídeo ou ler o mesmo conteúdo em texto, aqui no blog!

Como se divertir com as crianças nos dias de chuva?

Os pequenos adoram brincar ao ar livre, mas nem sempre é possível, principalmente quando somos surpreendidos por um preguiçoso dia de chuva, e as crianças não podem ir nem até o quintal. Nesse momento, chega aquela dúvida: como manter os filhos entretidos dentro de casa, para tornar os dias de chuva mais divertidos?

A importância do Outubro Rosa

O mês de outubro já se tornou conhecido pela campanha Outubro Rosa, que mobiliza pessoas e organizações em todo o mundo, usando a cor rosa como símbolo do engajamento. Mas você sabe por que essa campanha é tão importante?

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.